terça-feira, setembro 14, 2010

Campanha contra o sucateamento da TV Cultura



      Em solidariedade aos sites O Kylocyclo, Tributo ao Radio do Rio de Janeiro e Kiss FM 91,9 RJ, nós do Rio TV News e do Fatos Gerais participaremos da campanha contra o sucateamento da Fundação Padre Anchieta, gestora da Tv Cultura, do canal a cabo Ratim bum e das radios Cultura FM e Cultura Brasil AM 1200 SP. O governo paulista chefiado pelo Sr. Alberto Goldman está querendo terceirizar toda programação da fundação transformando-a no zumbi, ou seja num canal, sem vida. Não deixemos que os tucanos façam o que os petistas fizeram com a saudosa TVE, onde o mesmo ao transforma-la em TV Brasil, a transformou em Tv chapa branca e com programação terceirizada na sua maior parte. Acabou-se com uma emissora que mesmo sendo estatal era independente politicamente e com excelente programação educativa e cultura para se transformar no zumbi que conhecemos hoje que nem tem um terço da audiência que tinha antes.
      Isso é o que o Alberto Goldman quer fazer em todas as mídias gerenciadas pela Fundação José de Anchieta, fundação esta ligada a Casa Civil do governo paulista.
       Um dos maiores exemplos do inicio do desmonte desta fundação foi a demissão de Heródoto Barbeiro, onde o mesmo ao criticar o preço dos pedágios das rodovias paulistas e o fato de quase todas rodovias deste estado terem sido privatizadas, acabou sendo um dos motivos de sua demissão que coincidentemente, com o tal processo de desmonte que começou com a sua demissão. E olha que o Heródoto é uma pessoa de visão politica liberal (a orientação politica do PSDB, partido do governador de São Paulo, é de centro-direita), embora seja um excelente jornalista e radialista, porém não foi poupado, o que prova que os tucanos não possuem moral para criticar os petistas, mas isso não é um assunto para ser discutido aqui, uma vez que este não é o foco deste site. Porém não podemos ficar passivos aos desmontes que atingiram a saudosa TVE RJ e agora poderá atingir a TV Cultura.
   Por que nós do Rio TV News e do Fatos Gerais estamos abraçando a causa de um canal paulista,  sendo que o nosso site e os blogs  foram criados para cobrir as mídias televisivas fluminenses( Rio Tv News) e a sociedade e mídia geral fluminense( Fatos Gerais)? Pelo simples fato de que não queremos que os paulistas tenham o dissabor de perder a melhor programação educativa e cultural que temos atualmente e que nós, não só fluminenses como a maior parte dos brasileiros também tem acesso, seja pela Tv a cabo, por antenas parabólicas ou mesmo retransmissoras. Vale lembrar, que a TV Passaponte, a NGT e o canal 31 de Caixas ja retransmitiram parte ou totalmente a programação da TV Cultura. Inclusive a NGT iniciou suas atividades no Rio retransmitindo sinal da Tv Cultura, ou seja, tivemos acesso a sua ainda excelente programação. Isso sem contar a Radio Cultura Brasil que recebemos tanto em ondas curtas como em Am, pois o sinal dos 1200 Am de São Paulo chega aqui no Rio a noite com excelente intensidade como se o sinal viesse da Baia de Guanabara, onde ficam as antenas de Am e Oc do Rio. Não deixemos que esta empresa rentável não só social e culturalmente, mas financeiramente seja destruídas desta maneira. Não é só os paulistas que perdem, mas todos os brasileiros. Portanto lutemos antes que seja tarde de mais. Leia o texto original do blog O Kylocyclo.

"
                               Movimento salve a Tv Cultura
COMENTÁRIO DESTE BLOG: O amigo Marcelo Delfino escreveu este texto em solidariedade à campanha pela recuperação da Rádio e TV Cultura, de São Paulo. Apesar de nos situarmos no Grande Rio, é importante que participemos desta campanha, porque se trata de uma mídia educativa que, com todas as suas imperfeições, é sempre válida, afinal a mídia educativa é um processo em permanente construção e em incessante aperfeiçoamento. Por isso nada melhor que os paulistas continuarem tendo essa opção de mídia educativa que também irradia para o resto do Brasil através de parcerias de transmissão ou mesmo pela presença da TV Cultura entre os canais da TV paga.

Evidentemente, O Kylocyclo apoia essa campanha.

Movimento Salve a Rádio e TV Cultura

Por Marcelo Delfino - Blog Preserve o Rádio AM

www.salvertvcultura.org

Alguns leitores do Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro entraram em contato pedindo que o TRIBUTO apoiasse esse importante movimento da sociedade civil paulista. Mesmo sendo o TRIBUTO um espaço dedicado ao dial carioca, resolvi colocar o TRIBUTO para ajudar o movimento, na medida do possível. O atalho para o movimento foi colocado na seção de páginas e portais recomendados, e logo o Twitter informará a respeito.

Por motivos mais que justos, os três blogs que edito (este aqui, o Preserve o Rádio AM e o Kiss FM 91,9 Rio de Janeiro) ganharam banners do movimento.

É fundamental que toda a sociedade paulista participe desse movimento. E quem for de fora de São Paulo também pode colaborar como puder. Ainda mais se considerarmos que a TV Cultura pega no país todo pelas parabólicas, e está presente em tudo que é sistema de TV por assinatura, seja a cabo, rádio ou via satélite. É repugnante esse movimento de sucateamento que o governo paulista tem feito na rádio e na TV Cultura."
E só!

4 comentários:

Victor Faria disse...

Com o fim da TVE, o Rio perdeu o último canal que mais se identificava com o público daqui (a Globo há muito tempo que não é mais tão carioca assim e inclusive, gera parte de sua programação em São Paulo). Fora isso, tem a Record, com um total centro de dramarturgia aqui, mas a direção de tudo continua em São Paulo.
Programação terceirizada na TV Brasil? Que programas seriam esses? Nunca vi nenhuma produção terceirizada na emissora do Governo Federal. Pode citar quais são? A única coisa, que eu saiba, que não é dela são algumas da TV Cultura, mas nesse caso é uma parceria dela com a emissora pública paulista (parceria essa que a TV Cultura cobra alto a TV Brasil, para que essa exiba algumas coisas da emissora paulista).
Por falar nisso, há algum tempo eu fiz um post que tem um pouco haver com isso, está lá no TVs do RJ: http://tvsdorj.blogspot.com/2010/07/rio-de-janeiro-carece-de-uma-emissora.html

Leonardo Ivo disse...

Victor,
São programas gerados por ela mesma, sem ser os da Tv Cultura e os da Tv Câmara. São as chamadas produções independentes, que ainda sim levam o logotipo da Tv Brasil no final da programação. PAra se ter uma idéia desta situação, la na Rua Gomes Freire quase não se produz mais nada. Eu tenho um amigo que trabalha lá ha mais de 15 anos e o mesmo está desolado, pois não ha mais nada para ele fazer. Como ele é funcionário de outro orgão federal, ele vai voltar para este orgão e lá ja encontrou o que fazer, pois na Tv Brasil não ha mais o que fazer ,pois a mesma não está produzindo mais nada. Quanto a Record, ela ainda não colocou parte do comando aqui, pois está procurando uma nova sede aqui para poder fazer isso e ela ainda não encontrou. Ela quase comprou o antigo prédio da saudosa Tv Manchete, mas por ganância do banco dono do prédio, o mesmo não foi vendido. Tanto eles querem colocar parte do comando aqui, que eles investiram no setor comercial do Rio, coisa que nem a Globo fazia ha décadas. Ela instalou um escritório comercial em Ipanema. Vê se as outras fizeram isso?

Leonardo Ivo disse...

E outra coisa Victor, não ha mais caso vergonhoso como a Tv PAssaponte e a Rede GRande Rio Que são emissoras, poderiam gerar programação e não geram. preferem ficar repetindo a programação gerada por outras emissoras e nem ganhar dinheiro com propaganda comercial ganham. O caso da Passaponte é ainda mais vergonhoso ainda, pois a mesma pertence a Universo daquele senador muquirana chamado Wellington e não gera nada. Nem para os alunos de comunicação ela é usada, o que é um absurdo. Talvez as unicas emissoras hoje com a cara do Rio são a evangélica Boas Novas e o canal Futura e só, pois estes tem programação gerada em 70% no Rio de Janeiro mesmo não tendo noticiários.

TecnoCenter Brasil disse...

Ola eu acho q a tv cultura devia parar de cobrar das emissoras estaduais pela retransmissao que concerteza elas voltaria a retransmitir a tv cultura pq a tv brasil e eu lixo!!!
Pare de Cobrar pela retransmissao cultura é melhor pega patrocinadores q ganham + lucroo